quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A história da fundação da A. A. das Palmeiras

Associação Atlética das Palmeiras - campeão Paulista em 1909



ASSOCIAÇÃO ATHLETICA DAS PALMEIRAS

SUA ORIGEM: SEUS FUNDADORES.

   - Durante muitos annos, reuniam-se num pequeno gramado, em que se acha hoje o ground das Palmeiras, alguns meninos das casas adjacentes e ahi se divertiam shootando bolas em direcçoes indeterminadas, porflando cada qual em conquistar a primazia na precisão dos kicks na fúria das investidas e na pericia dos passes e enganos.
  Havia uma certa ordem e disciplina nesse jogo attrahente da criançada : transparecia mesmo a preocupação de não se infringir as suas leis exigentes.
    Com que ímpetos de revolta não gritavam um off-side!
    Si houvesse um foul-play, que gritaria! Que horror, sir Friese!
    Bastava, porém, apenas, para acalmar essas momentâneas incandescências, a energia ou o prestígio dos referees.
    Vestiam se de preto e branco e taes eram as cores symbolicas dessa aggremiação infantil.
   Como membros proeminentes desse Sport club – Black and White – citam-se os irmãos Lefévre, Corbett, Collet e Silus. Isto é, quasi todos os actuaes foot-ballers do primeiro team da A. A. das Palmeiras.
    Era tão interessante o divertimento da meninada e havia tanta cohesão entre os sócios do Black and White, que os seus matchs, à tarde e aos domingos despertaram regular concorrencia de curiosos.
   Desejando aproveitar a iniciativa da pequenada, seus amigos e admiradores promoveram uma subscrição e, com o consentimento prévio da exma. sra. proprietária do terreno, fizeram o nivelamento e a acccommodação do local: eis como se adquiriu esse belo campo, batido pelos ventos e numa situação mais que favorável aos fins que o crearam.
  Contando já, então, muito boas dedicações, cada grêmio de crianças transfigurou se numa associação de adultos.
  Aos nove dias do mez de novembro de mil novecentos e dois, reunidos os sócios fundadores, cujos nomes se acham nas primeiras paginas do Livro de Presença, na casa numero 27 da rua Brigadeiro Tobias, sob a presidência, por aclamação, do dr. José Pinto e Silva, que chamou para secretários os srs. Gelasio Pimenta e  Adolpho Lefévre – deu-se a primeira assemblea geral da Associação Athletica das Palmeiras, convocados para a discussão dos Estatutos e installação da sociedade.
   Approvados  os estatutos e regeitadas as denominações de Palmeiras Athletic  Club e de Club Athletico das Palmeiras, depois da escolha definitiva do nome com bue hoje se conhece a sociedade, foram sulfragados, pelo consenso quase unanime da assemblea, para membros da primeira directoria, cujo mandato terminou a quinze de novembro de 1903, os srs. Francisco de Salles Collet e Silva, João Carneiro Monteiro. Gelasio Pimenta, Percy Corbett e José Gonçalves de Barros, respectivamente presidente, vice-presidente, 1º secretario, 2º secretario e thesoureiro.
  Começou, então, a existir, regularmente organizada, fugindo em cada sócio a alma, arrebatada em esperanças, uma nova agremiação sportiva; e, para manter uma intima ligação histórica com o Sport-Club – Black and White – que lhe serviu de berço, foram adoptadas para o uniforme dos associados, ao se apresentarem em jogo publico, as cores preta e branca, conforme decidiu a directoria em sua primeira sessão.
.....

Fonte: Jornal Correio Paulistano, 10 de abril de 1904, pag. 3.



Jornal O COMMERCIO DE SÃO PAULO - 11/11/1902


Nenhum comentário:

Postar um comentário