quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A maior virada do Futebol Paulista

A maior virada do Futebol Paulista

Em 1927 Guarani e Santos se preparavam para a disputa do Campeonato Paulista e um amistoso foi combinado entre eles para o dia 10 de abril, estreia do artilheiro Feitiço do Santos na Vila Belmiro, Feitiço que foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1923, 1924 e 1925 pelo São Bento da Capital. Nesse jogo o Guarani terminou o 1.o tempo perdendo de 5 a 1 mas no 2.o tempo o Guarani de forma extraordinária acabou virando e vencendo a partida por 6 a 5 naquela que é a “Maior Virada do Futebol Paulista” e a “Segunda Maior do Brasil”, nesse jogo onde o estreante Feitiço do Santos quebrou a perna do zagueiro Joca do Guarani que voltava a jogar depois de uma fratura na mesma perna e que quase o inutilizou para o futebol, para comemorar essa data trazemos um resumo do jogo que saiu no Jornal “A Gazeta” de São Paulo.






A GAZETA – S. PAULO - SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 1927 (página 6).

GUARANI 6 x 5 Santos

SANTOS, 11 – Magnifica, sob todos os aspectos, foi a tarde esportiva de hontem no campo da Villa Belmiro. Uma enorme concorrência, em que se destacavam lindo grupo de senhoritas da elite santense, compareceu ao local, afim de presenciar o promettedor embate.  ...

Entraram , a seguir, em campo, as esquadras principaes, que foram recebidas com muitas palmas. O juiz, Sr. Tedesco, do Palestra Italia, trila o apito, alinhando-se os quadros contedores.

..... Há uma linda “costura” do trio central dos avantes locaes, rematada de forma bellisima por Feitiço que, com chute indefensavel abre a contagem. Palmas e hurrahs, premiam o feito do consagrado campeão,..... Araken, recebendo opportuno passe de Feitiço, finta a zaga contraria e colloca a pelota nas rêdes. Era o 2.o ponto tento do Santos,..... O médio esquerdo do “bugre” chuta por alto, em direcção á méta de Ballio. Este fica indeciso, dando aso a que o extrema direita visitante, em rápida entrada, alcance, com lindo tiro, o 1.o ponto para as suas cores. ..... Numa avançada do Santos, “Le Danger” (Araken) augmenta para 3 a contagem do seu clube. ..... , marcando pouco depois, Omar, um dos mais bellos pontos da tarde. ..... e Hugo, aproveitando uma rebatida fraca da zaga visitante, conquista o 5.o ponto dos Santos, terminando, pouco depois, o 1.o tempo.

O Santos, nesta phase, dominou completamente, tendo jogado à vontade, como aliàs se deduz da alta contagem alcançada.

Depois do descanso regulamentar, entraram novamente em campo os contendores, dando o Guarany a sahida. ..... Não tarda a registrar-se o 2.o ponto do Guarany, lindamente marcado pelo seu meia direita (Roberto). ..... Os visitantes continuam no ataque, marcando  logo a seguir o 3.o tento,..... Há uma falta contra o Guarany. Batida, a bola vae aos pés de Roberto, que pela quarta vez a aninha nas rêdes santistas. ..... . Num ataque dos visitantes, Roberto, de cabeça, consegue o ponto do empate. Feitiço desenvolve jogo pesado, procurando inutilizar os adversários.

..... Robertinho, o extrema esquerda visitante, com um chute enviesado, burla pela 6.a vez a vigilância de Ballio, alcançando o ponto da Victoria. Feitiço continua a jogar com brutalidade, pondo fora de campo dois elementos do Guarany. ..... Dentro em pouco, o arbitro, que agiu com correcção, dava por findo o embate, com a Victoria do Guarany, por 6 a 5.

Como já dissemos, na primeira phase, o Santos dominou, dando a impressão de que seria o fácil vencedor da pugna. Na 2.a, porém, fracassou completamente, dando ensejo a que os campineiros, não só tirassem a differença, que era grande, mas ainda sahissem vencedores. Foi uma “virada” magnífica, a que fizeram os visitantes, que na phase final não tiveram uma falha. ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário