quinta-feira, 1 de março de 2018

Guarani no XXI Campeonato Sul-Americano de Futebol 1963


Guarani no XXI Campeonato Sul-Americano de Futebol 1963



31/03/1963 - Brasil 4 x 5 Bolívia - Campeonato Sul-Americano da Bolívia

 
O Campeonato foi formado por sete equipes (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru) já que Chile e Uruguai se recusaram a participar, as seleções jogaram todas contra todas em jogos só de ida nas cidades de La Paz conhecida como "O Telhado da América" (3.640 m de altitude) e em Cochabamba (2.570 m de altitude).

No XXI Campeonato Sul-Americano de Futebol (atual Copa América) de 1963 a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) do técnico Aymoré Moreira convocou  quatro jogadores do Guarani: Amauri (com 21 anos - chamado de Amauri Silva pois havia outro Amauri na seleção), Ílton Vaccari (28 anos), Tião Macalé (26 anos) e Oswaldo (26 anos).

A relação dos convocados foi: ALMIR da Silva (Taubaté), ALTAMIRO Pereira (São Cristóvão), ARI Hercílio Barbosa (América (Minas Gerais)), AMAURI Alves Horta (Comercial), AMAURI SILVA (Guarani), CLÁUDIO João Danni (Internacional (Porto Alegre)), FERNANDO Cônsul (América (Rio de Janeiro)), FLÁVIO Almeida da Fonseca       (Internacional (Porto Alegre)), GERALDINO - Geraldo Antonio Martins (Cruzeiro), HILTON CHAVES (América (Minas Gerais)), HILTON VACCARI (Guarani), JORGE De Souza (América (Rio de Janeiro)), MARCIAL de Mello Castro (Atlético (Minas Gerais)), MARCO ANTÔNIO García Alves (Comercial), MÁRIO TITO (Bangu), MASSINHA - Benedito Dos Santos (Cruzeiro), OSWALDO Taurisano (Guarani), Eurípides Fernandes - PÍTER (Comercial), PROCÓPIO Cardoso Neto (Fluminense), SILAS Ferreira de Souza (Santos), TIÃO Macalé (Guarani), WILLIAM José de Assis Silva (Atlético (Minas Gerais))

Antes do Campeonato aconteceu ainda um amistoso preparatório no dia 3 de março contra o Paraguai em Assunção no Estádio Defensores del Chaco, terminando em 2 a 2, onde jogaram Hilton Vaccari (depois Hilton Chaves), Tião Macalé e Oswaldo (depois Ari).

Uma semana depois em 10 de março o Brasil estréia vencendo o Peru por 1 a 0 em Cochabamba, novamente com as participações de Hilton Vacarri (depois Hilton Chaves), Tião Macalé e Oswaldo.

Contra a Colômbia em 14 de março o Brasil vence bem a Colômbia por 5 a 1 em La Paz com Hilton, Tião e Oswaldo, Oswaldo marcou o terceiro do Brasil, fazendo 3 a 0 aos 56 min. (11' do 2.o tempo) no final do jogo foi substituído por Ari.

Em 17 de março o Brasil perde para o Paraguai em La Paz por 2 a 0, Hilton Vaccari, Tião Macalé e Oswaldo (depois substituído por Ari) jogaram.

Depois nova derrota em La Paz, agora para a Argentina por 3 a 0 com Hilton Vaccari (depois Ari), Amauri Silva que entrou no lugar de Marco Antônio e Oswaldo.

Dia 27 de março o Brasil volta para Cochabamba onde enfrenta o Equador e empata em 2 a 2, os dois gols do Brasil foram marcados por Oswaldo, os jogadores Hilton Vaccari, Amauri Silva e Oswaldo do Guarani jogaram a partida inteira.

No dia 31 de março o Brasil encerra a sua participação no último jogo da competição em La Paz e não consegue segurar os donos da casa que vencem por 5 a 4 e conquista o Campeonato Invictos o Brasil termina na quarta colocação , Hilton Vaccari, Tião Macalé e Oswaldo jogam toda a partida.

Vídeo:


Fontes: http://www.rsssf.com/tables/63safull.html
             http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Sul-Americano_de_Futebol_de_1963





Nenhum comentário:

Postar um comentário